VOLTAR
1973
Criação da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras
"Uma história escrita à muitas mãos, que nunca mais parou".
Dra. Duse Rüegger Ometto

A origem da Fundação Hermínio Ometto e sua trajetória histórica sempre estiveram alicerçadas no firme propósito de realização do bem comum. Este ideal foi incorporado pelos nossos fundadores – Dr. Hermínio Ometto, Prof. Jair Della Coletta, Dr. Roberto Mercatelli e Dr. Lauro Michielin – e se manteve vivo e se manifesta, ainda hoje, na rotina do trabalho realizado pela Instituição. O conteúdo abaixo apresenta detalhes da primeira reunião da Fundação Regional do Ensino Superior em Araras, conforme registrado em Ata, em 10 de julho de 1973.

A Primeira Reunião Extraordinária da Fundação

A Primeira Reunião Extraordinária do Conselho Superior da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras para a aprovação dos Estatutos da Fundação, eleição e posse do Presidente e dos Vice-Presidentes do Conselho Superior e para a escolha dos membros do Conselho de Curadores, foi realizada cinco dias depois da criação da Fundação – sob a Lei Municipal nº 1.041 - em 10 de julho de 1973, na residência do Dr. Hermínio Ometto, na Usina São João.

A reunião teve como finalidade “somar forças, no sentido de se instituir na cidade uma Fundação de Ensino Superior, sem fins lucrativos, com o objetivo de criar em Araras uma rede de Escolas de nível superior, que teria o coroamento de suas atividades com a aprovação, pelo Conselho Estadual de Educação, da Faculdade de Ciências Biológicas”, registrou Dr. Hermínio Ometto.

Ele também esclareceu brevemente a todos, que a feliz iniciativa teve sua origem nos entendimentos iniciados pelo Prefeito Municipal de Araras, Prof. Jair Della Coletta, juntamente com o Vice-Prefeito Municipal do período, Dr. Nelson Salomé, que o procuraram, em data anterior, solicitando sua colaboração para a realização do aspirado empreendimento.

Dr. Hermínio, então, sugeriu que Prof. Jair e Dr. Nelson entrassem em contato com os diretores do Sanatório “Antônio Luiz Sayão”, desta cidade, pedindo também o seu apoio para a concretização do plano em andamento. Desse encontro resultou a promessa de o Sanatório doar à Fundação as instalações da Faculdade de Medicina Bezerra de Menezes, que se encontrava em fase de aprovação à época, bem como o seu patrimônio, tendo em vista “a viabilidade de um ideal comum a todos, então reforçado pela adição de novas forças sociais”.

Por proposta do Prof. Jair Della Coletta, foi analisada, ainda na mesma noite, a possibilidade de se requerer ao Conselho Estadual de Educação a aprovação de uma segunda Faculdade, ao que o Sr. Laerte Michielin propôs, então, “que a mesma fosse escolhida tendo em vista a criação de um Instituto que visasse a formação de técnicos, facilmente absorvidos pelo mercado nacional de trabalho”. Consideradas como relevantes, as propostas foram aprovadas, ficando determinado que a Fundação daria prioridade para pedido, junto àquele órgão estadual, de instalação da Faculdade de Engenharia Química.

Por fim, foram indicados para a Presidência da Fundação, Dr. Hermínio Ometto, e para as Vice-Presidências, os senhores Prof. Jair Della Coletta, Dr. Nelson Salomé, Laerte Michielin e Dr. Roberto Mercatelli, “aprovados por unanimidade e por aclamação”. Em seguida, foram empossados os primeiros membros do Conselho Superior da Fundação, registrados em ordem: Dr. Adjalma Lagazzi, Aldo Della Coletta, Dr. Francisco Graziano Filho, Dr. Hermínio Ometto, Prof. Jair Della Coletta, José Abílio Baggio, Laerte Michielin, Dr. Lauro Michielin, Dr. Narciso Ometto, Dr. Nelson Salomé, Dr. Paulo Adolpho Teixeira e Dr. Roberto Mercatelli.

A escolha dos membros para comporem o primeiro Conselho de Curadores, também foi aprovada por unanimidade, incluindo os senhores: Antônio Carlos do Nascimento, Arnaldo Russo, Ênio Vitalli, Francisco Salles Nogueira, Jair Pastorello, José Graziano Filho, Leotil Luiz Gaggion Bellini, Luiz Cressoni, Luiz Cressoni Della Coletta, Mário Tavares, Maximiliano Baruto, Nelson Vanzetti, Orlando Denardi, Orlando Vanzetti, Orley Camargo Schmidt, Monsenhor Paschoal Quércia, Sérgio Francisco Costa, Sylvio Roberto Baggio, Thomas Ashford Hughes e Valdemir Gesuino Zuntini. 

Fonte: Livro Ata nº 1 do Conselho Superior da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras, Primeira Reunião Extraordinária,10 de julho de 1973, folhas 1 e 2.