VOLTAR
1973
Dr. Hermínio Ometto: O primeiro Presidente da Fundação
"Muitos homens viveram além do seu tempo. Nas artes, nas ciências, na filosofia, tivemos exemplos de gênios que nem sequer chegaram a ser compreendidos pelos seus contemporâneos. Cérebros privilegiados que criaram e realizaram obras gigantescas, enfrentando contrários e contrariedades, mas tendo em mira apenas a consecução de grandes ideias e a concretização de ideais superiores. [...]. Foram homens que marcaram a história da humanidade e que ajudaram a civilização a dar mais um passo para frente. Dr. Hermínio Ometto está nesse contexto. No campo empresarial e no campo socioeducacional, ele viveu além de sua época".
Dr. Ênio Vitali
Jornal Tribuna do Povo, 15 de junho de 1986.

Biografia

1914

Em 14 de janeiro, nasce Dr. Hermínio Ometto, em Piracicaba (SP), filho de José Ometto e Romana Belloni Ometto.

1935

José Ometto compra a Fazenda São João, em Araras, para onde se muda com a família.

1936

Em 08 de novembro, Dr. Hermínio Ometto se casa com D. Duse Rüegger.

1938

Dr. Hermínio Ometto assume a administração da Fazenda São João, em uma época em que ainda havia escassez de transporte, energia elétrica e água encanada.

1945

Após a morte do pai, Dr. Hermínio assume a liderança dos negócios da família.

1946

Dr. Hermínio conclui sua formação em Ciências Econômicas e Administração na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

1947

Vendo a carência do município de Araras em setores de água e esgoto, energia elétrica, pavimentação, habitação e saúde, Dr. Hermínio entra para a política ararense, a princípio como Vereador, Primeiro-Secretário e Presidente da Câmara Municipal; depois, como Prefeito, cumprindo seu mandato (1952-1955) com o apoio dos partidos e da maioria da população.

1973

Dos esforços e ideais de um grupo de quatro cidadãos representativos da sociedade, e que incluía Dr. Hermínio Ometto, foi instituída a Fundação Regional do Ensino Superior em Araras.

1986

Em 08 de junho de 1986, falece Dr. Hermínio Ometto, aos 72 anos.
Em novembro, a Fundação Regional do Ensino Superior em Araras passa a se chamar Fundação Hermínio Ometto – FHO.

Filosofia

"É sábio empregar riqueza em livros e bibliotecas, pois é dinâmica do futuro e certeza de poder semeado. Este ato representa sabedoria em valorizar o que, de fato, tem valor. Valorizamos o alimento, como base da vida; valorizamos, ainda, os bens materiais. Sabemos, todavia, que em valorizar as coisas do espírito reside a verdadeira e mais perfeita ciência. É na arte, no conhecimento, na literatura, que encontramos os bens maiores, bens que, por sua espiritualidade, são os verdadeiros representantes nas manifestações mais elevadas de Deus".
Excerto do discurso de Dr. Hermínio Ometto na inauguração da Biblioteca Municipal Dr. Martinico Prado, em 25 de junho de 1952. Em suas palavras, transparecem idealismo, a determinação e a visão de vida e futuro de um homem verdadeiramente à frente de seu tempo.
Fonte: Acervo da Biblioteca Municipal
"Hermínio Ometto, cavaleiro da fé e do trabalho, da coragem e da generosidade. Transformou lugares e pessoas. Deixou-nos o caminho".
Dra. Duse Rüegger Ometto, esposa de Dr. Hermínio Ometto, presente em sua vida nos momentos familiares, empresariais e políticos e atual Presidente do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto.

As Obras de Dr. Hermínio Ometto

1952

Estação de Tratamento de Esgoto

1952

Estação de Tratamento de Esgoto
Planejamento para a construção do Clube Ararense

1953

Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João
Grupo Escolar José Ometto

1954

Biblioteca Municipal Dr. Martinico Prado
Serviço de Tratamento de Água

1955

Termo Elétrica Municipal Ararense
Parque Infantil Dr. Hermínio Ometto
Parque Infantil D. Manoela Lacerda de Vergueiro
Posto de Puericultura
Escola Normal e Colégio Estadual "Dr. Cesário Coimbra"
Centro de Saúde

1958

Cine Araruna

1965

Rádio Centenário de Araras

1968

Creche e Centro Social e Educacional D. Romana Ometto

1982

Núcleo Habitacional José Ometto
Creche Nona Catharina, hoje a Escola Municipal de Educação Infantil e Creche Nona Catharina.
Casa da Cultura "Emílio Silvestre Wolff" (a restauração do prédio, assinado pelo arquiteto francês Victor Dubugras, foi uma iniciativa de D. Duse Rüegger Ometto, que recebeu o apoio do Condephaat – Secretaria Estadual de Cultura e de membros da comunidade local)