VOLTAR
2016
Inauguração do bosque "Prof. Dr. José Antonio Mendes"
"Foi um professor que semeou sonhos. Foi alguém que acreditava que as plantas são capazes de falar aquilo que a alma humana quer ouvir".
"Sem nenhum favor, graças ao seu trabalho, graças ao seu amor à faculdade, graças à sua competência, nós estamos atingindo este nível tão elevado. Não é sem razão que chegamos a este ponto. Foi graças ao trabalho, por saber escolher os seus auxiliares, pró-reitores muito competentes e professores de gabarito, que essa escola chegou ao nível que chegou. Somos efêmeros, nós passamos, mas o seu nome, José Antonio Mendes, ficará gravado, eternamente, à sombra deste maravilhoso bosque que está aqui ao nosso lado".
Dr. Enio Vitali
Membro do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto

Quem chega ao campus da FHO pode perceber a sua vocação para o cuidado com o meio-ambiente. As amplas áreas verdes são cuidadosamente conservadas, compondo com os prédios um ambiente harmonioso, tanto para o visitante quanto para as diversas espécies animais que aqui encontram refúgio. No dia 10 de dezembro de 2015, a Instituição inaugurou um novo bosque, localizado ao lado do prédio Jorge Hiroshi Murakami.

O bosque ocupa área nobre do Campus e é composto por centenas de árvores nativas, permeado por uma bela trilha, com bancos, mesas e um teatro de arena, que permitem ao visitante contemplar toda sua diversidade. A área leva o nome do nosso Reitor, Prof. Dr. José Antonio Mendes, uma homenagem prestada pelo Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto pelos relevantes serviços que o professor tem prestado à Instituição, desde o seu ingresso em 1994. Inicialmente contratado como professor de Biologia, Dr. Mendes veio a ocupar outros cargos como o de Coordenador do Curso de Biologia, Pró-reitor de Graduação, e, finalmente, Reitor.

A formação da área teve início no ano 2000 quando, a pedido do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto, os professores Dr. José Antonio Mendes, atual Reitor da Instituição, e Dr. Olavo Raymundo Junior, Pró-reitor de Graduação, realizaram o plantio das mudas, que, ao longo dos anos, receberam atenção e cuidado especial. “Foram três meses plantando, incluindo finais de semana. Mais do que plantar árvores, pensávamos que aquilo iria aumentar o índice de área verde da cidade de Araras. Que aquilo iria deixar o Campus mais bonito. Esperávamos que um dia as pessoas pudessem andar por aqui, mas nunca imaginamos o que seria no futuro este bosque”, contou.“Essa homenagem que a Fundação me proporciona, emprestando meu nome para um bosque, é algo que me deixa feliz, não por conta de ser biólogo, nem tão pouco por ser professor, mas talvez por juntos valorizarmos algo que a gente constrói sem pensar na gente, mas pensando no futuro e nas pessoas que virão. Vocês me proporcionaram um dos momentos mais lindos da minha vida. Muito obrigado Fundação, muito obrigado D. Duse. A senhora foi um exemplo para nós plantarmos árvores aqui. Hoje eu posso falar, como a senhora, que posso andar à sombra das árvores que um dia eu plantei. Que Deus retribua para todos vocês, na dose exata, as emoções que eu estou sentindo agora, na forma de bênçãos e de graças”, disse Dr. Mendes.

"Com maestria o senhor nos mostrou que ser professor é professar a fé, e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno se realizar pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou. Querido professor, em dias tão carentes de bons exemplos, em nome de nossos alunos e ex-alunos, deixo aqui nosso carinho, admiração e agradecimento por se dedicar com tanto amor, motivação e verdade ao ensino, à coordenação de curso e à Reitoria. E ser a nossa fonte de inspiração. Muito obrigada".
Profª. Dra. Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo
Representando os ex-alunos do Prof. Dr. Mendes
"Mudas de amoreiras, mangueiras, ingazeiras, plantadas uma a uma, sem nenhuma pretensão. A não ser, a de contribuir para um mundo mais belo. Como bem disse o escritor russo, León Tolstói, "há quem passe por um bosque e só veja lenha para fogueira", mas se ele tivesse o privilégio de tê-lo conhecido como nós o conhecemos veria que também há aqueles que passam pelo descampado e visualizam um lindo bosque. Não sei ao certo se este é o momento em que o homenageamos ou o momento em que você nos presenteia com este incrível lugar. Por isso, somos nós que agradecemos. Agradecemos a visão de futuro, a amizade, as conversas, a liderança e, principalmente, a inspiração. Você possui o raro olhar de um pai cuidadoso, que compreende que a vida é um eterno aprendizado. É uma honra tê-lo como amigo e um privilégio tê-lo como líder".
Prof. Me. Huemerson Maceti
Representando o corpo docente da Instituição

Galeria