VOLTAR
2019
O reposicionamento da FHO para sociedade e o meio ambiente

O aumento da preocupação com as questões sociais e ambientais levou à inclusão deste tema na pauta das organizações. É visível a insustentabilidade do Planeta se mantivermos os atuais padrões de consumo e de operação dos negócios. Também são evidentes os problemas sociais, que envolvem as desigualdades, o bem-estar físico e psíquico, as condições de trabalho, entre outros aspectos, que devem ser levados em conta quando pensamos no futuro da humanidade.

Ações sustentáveis realizadas de forma isolada pelas organizações são insuficientes em relação à velocidade com que as mudanças são necessárias. É preciso reposicionar os negócios de maneira sistêmica. Assim surge o conceito do "tripé da sustentabilidade" (Triple Bottom Line), que defende que os resultados ambientais e sociais devam ser considerados como objetivo das empresas juntamente com os financeiros.

Desde sua criação, em 1973, como instituição sem fins lucrativos, a Fundação Hermínio Ometto é comprometida com a realização de ações sociais e ambientais, com impacto em toda a comunidade. Mas apesar da importância destas ações, acreditamos que podemos fazer mais, integrando de forma equilibrada novas práticas socioambientais à nossa estratégia.

A partir de agora, a FHO irá além. Renovamos nosso compromisso de contribuir com a sustentabilidade, consumindo os recursos de maneira responsável para preservá-los para as próximas gerações. Vamos desenvolver novas práticas para combate ao desperdício, reduzir o consumo de energia, tratar os resíduos e utilizar recursos renováveis. Também vamos ampliar as ações para o desenvolvimento e bem-estar da nossa comunidade e buscar o envolvimento das pessoas na solução dos problemas sociais e ambientais.

E, para que isso aconteça, contamos com a colaboração e o envolvimento de toda a comunidade. Este é um trabalho de todos nós. Você vem com a gente?